domingo, 29 de abril de 2012

~ Desabafo

Risco os papéis como facas cortando a carne, enquanto a letra me vem pingada em sangue. Raiva impulsiona e dá poder para muitas coisas, desperta uma força que antes estava adormecida e esquecida. Mas nos cega e não nos aponta caminho nenhum, apenas retira da trilha o que antes parecia tão certo.
Desabafo nesse pedaço de papel, maculo suas linhas brancas com meu dissabor e minhas angústias, esperando que por algum milagre minhas palavras e meus sentimentos sejam transferidos para o texto e que o leitor atingido seja o alvo para minha flecha. E aguardo.
Não me deixe esperar, não me ignore, não receba meu amor e meu carinho e vá embora, não me deixe angustiado aguardando até a madrugada fria, nem me faça pensar o pior e não me dê o silêncio. E quando recebo tudo aquilo que não quero e tudo aquilo que não espero, meu coração se despedaça, minha respiração para, minha mente trabalha inversamente, sinto um bolha maciça de ar e ferro se formar na garganta e o silêncio que grita sem voz e que retumba de mim para fora, parece-me como se a maior orquestra do mundo desafinasse toda junta.
As pessoas parecem se esquecer do significado do amor, parecem sempre se apegar à ideia do amor carnal, do sentimento pré-púbere de tontura, pernas tremendo, falta de ar. Amor é uma coisa mais singela, mais simples e infinitamente mais complicada que tudo e que qualquer sentimento já sentido ou já inventado.E se alguém disse que te ama, tente ver sinceridade em seus olhos e palavras e por favor, não trate isso como algo qualquer. Dê valor, porque amor verdadeiro é a magia mais poderosa que existe no mundo todo.
Amor é uma marca que se entranha no seu ser, que se aloja e se recosta em sua alma cansada e fatigada das lutas pessoais. Amor de pai, de mãe, de irmão, de amigo; amor por amar, por viver, por ser; amor carnal, sentimental, pessoal. E nada disso deixa de ser amor, deixa de ser sentido. E muitas vezes confundido entre as muitas formas de amar. E que me perdoem os crentes cegos e os poetas apaixonados, mas o amor não se difere pela forma que se demonstra, mas pela forma que se manifesta de dentro para fora e que é impossível representar, seja por palavras, ditas ou escritas, por joias, carinhos ou flores.  O amor se difere pela própria forma do sentir, é algo muito pessoal, muito nosso. Como a morte, que não se difere pelo momento nem pela pessoa ou pelo tempo, mas pela forma única de se sentir e de se viver aquilo.
Amar é como renascer, é como encontrar no outro a melhor forma que se encontrou para completar os seus erros, para completar a si mesmo, para corrigir suas faltas e para se apoiar e deixarem se apoiar. Amar liberta, amar prende, amar te rouba o ar e te deixa lesões profundas. Mas amar não tira de você o caminho dos sonhos. Dá-te novos caminhos, novos rumos, novas lágrimas e novas esperas. E você conquista em si mesmo novos sentidos, novas percepções e novas sensações que antes não lhe eram apresentadas. E fica-se perdido.
E não existe conflito interno maior do que o de esperar o retribuir, esperar que algo volte; que o sorriso volte, que o abraço volte, que o olhar volte. Sim, amar é fazer tudo sem esperar nada em troca, mas poxa vida, não custa nada voltar alguma coisa. Não gratidão ou valores materiais ou obrigações. Voltar o mesmo sentimento que foi doado, com sinceridade, com vontade, com prazer.
E enfim você decide que não adianta esperar a mesma coisa, o mesmo sentimento que você doou. E percebe que aquilo tudo era seu, que aquilo que se materializou era você, era parte do seu eu.  Por fim decide que não vai mais esperar e nem cobrar nada (mesmo que silenciosamente) e que o outro não é obrigado a corresponder o sentimento ou que o outro vai agir da mesma forma que você. E percebe que a promessa e a decisão foram quase vazias, pois você continua esperando e continua lutando e continua sofrendo.
Disseram-me uma vez que a paixão faz sofrer e que o amor traz alegria. Não discordo totalmente, mas ainda acredito que o amor faz sofrer sim, simplesmente porque o ato de amar te tira algo, te dá algo e te rouba algo. Amar é viver aguardando, é recomeçar a viver, é sentir cada pedaço do seu corpo e da sua alma tremer simplesmente por sentir o perfume, por ouvir a voz, por saber que está bem. E não interessa quem seja. Amar ainda vai te fazer repensar e refazer os planos, os nós da sua cabeça e vai te roubar tudo e te dar tudo e te tirar tudo de novo. Mas ainda assim você espera. Porque ainda acredita que amar te faz sentir vivo e te faz querer amar e te faz amar o simples fato de poder amar e amar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll